Falaremos a respeito do processo de leitura desenvolvido por vocês por meio das mídias eletrônicas.
Qualquer dúvida, por favor, fale conosco por meio do blog ou através do email teacheralcides@gmail.com
Bom tarde e ótima aula.
Roteiro:
Prezados participantes,
Bem-vindos ao roteiro de atividades do nosso encontro do dia 19 de
junho de 2012. Nossa discussão é Leitura
Midiática.
Um questionamento constante feito por professores e professoras de
todas as disciplinas do Ensino Médio é que uma parte dos estudantes
parece não saber ler, ou parece não entender o que lê. Uma reclamação
cada vez mais constante por parte dos professores é que os alunos
parecem não entender ou não conseguir ler os enunciados das questões
colocadas em provas.
Esse questionamento aparece com bastante frequência, por exemplo, em
reuniões e conselhos de professores ou reuniões de coordenação, quando
estão sendo discutidos os resultados dos estudantes em provas mensais,
bimestrais, semestrais ou de final do ano letivo.
Por outro lado, é comum recebermos todo tipo de informação dos nossos
alunos antes, durante e após as aulas. Eles chegam à sala de aula com
novidades e conteúdos de todo tipo, desde fofocas de corredor e de
sala de aula até informações trazidas de telejornais.
Uma variedade tão grande de informações parece indicar que esses
estudantes realizam algum tipo de leitura. 1) Mas que leitura é essa?
2) Quais são suas fontes de informação? 3) Como essa informação é
processada, digerida e circulada entre nossos estudantes e trazida
para nós, seus professores?
Além disso, precisamos descobrir 4) que valor tem essas informações
para eles? 5) Que critérios eles utilizam para selecionar e avaliar
essas informações? Além dessas, há mais algumas perguntas importantes
para a discussão sobre leitura midiática:
6. Que mídias vocês leem?
7. O que significa ler em tempos de acesso maciço às mídias?
8. Afinal, o que é leitura midiática?
9. Antes, porém, precisamos entender: o que é mídia?
Neste link aqui, você terá acesso a um texto que busca explicar o que
são os meios de comunicação, conceito esse muito próximo ao de mídia.
Não temos a pretensão de dar respostas a todas as perguntas que
fizemos anteriormente sem antes nos colocarmos no papel de leitores
midiáticos. Fazemos, então, o convite para que você, se apresente como leitor midiático.
Responda para si mesmo e para seus colegas de curso:
10. Que tipo de leitor midiático eu sou, ou seja, que mídias eu
utilizo para ter acesso à informação e para buscar conhecimento?
Clicando aqui, ou aqui, você assistirá a uma entrevista com o
professor e jornalista Alexandre Sayad. Nesse vídeo, ele afirma que os
estudantes com os quais trabalha lhe dizem que a educação chega até
eles mais pela mídia do que pela escola. Neste link aqui, é possível
tirar dúvidas da língua portuguesa.
Se juntarmos a entrevista com a página eletrônica na qual se tira
dúvidas de língua portuguesa, fica parecendo, que o comentário dos
alunos do prof. Sayad é verdadeiro, ou seja, que as mídias substituem
a escola. Ou será que não? 11) O que você tem a dizer sobre isso?
Já neste link aqui, o produtor do vídeo satiriza a relação entre pai e
filho por meio dos hábitos de leitura: o pai lê jornais impressos,
enquanto o filho acessa os mesmos jornais em sua versão eletrônica.
12) Qual é, na sua opinião e experiência, a diferença entre ler
jornais impressos e ler jornais eletrônicos? Quais são, se houver, as
vantagens ou as desvantagens de um formato sobre o outro?
Era comum, e talvez ainda seja, professores do Ensino Médio sugerirem
aos seus alunos leituras complementares de algum tema dizendo “Leiam
na Revista (Veja, IstoÉ, Exame, Super Interessante etc), ou procurem
nos jornais (Diário da Manhã, O Popular, Correio Braziliense, Folha de
São Paulo, O Globo etc)”.
Se fôssemos seguir esse conselho, teríamos que ir a uma banca de
jornal e comprar a revista ou o jornal. Hoje, no entanto, é possível
acessar esses mesmos conteúdos a partir dos endereços eletrônicos
desses jornais e revistas.
13) Busque no Google, ou por meio de um recurso similar, os endereços
eletrônicos destes jornais e revistas citados, ou de outros jornais,
revistas e também editoras que você busca para obter informações.
14) Compartilhe esses endereços com seu professor e seus colegas de
curso.
Em entrevista que pode ser acessada e lida neste link aqui, o
historiador francês Roger Chartier afirma que é papel da escola
ensinar a ler frente à tela. Após ler a entrevista no todo ou em parte
e comparar com sua experiência de vida como leitor(a):
15) Diga o que você pensa sobre a afirmação desse historiador.
Num primeiro olhar, parece-nos que tudo o que se refere às novas
tecnologias e às novas mídias vem de uma cultura urbana, ou de pessoas
que consomem uma cultura urbana, uma cultura de cidades médias e
cidades grandes na qual as pessoas se envolvem com consumo de
informações e formas de cultura tradicionalmente associadas à vida nas
cidades, em oposição à vida no campo.
16) Você concorda com essa afirmação? Comente.
17) Caso concorde, com qual das culturas (urbana ou rural) você se
identifica mais? Por que?
18) Essa sua identificação leva você a ter que tipo de relação com as
mídias e com as tecnologias de informação e comunicação?
Pensando agora em seus colegas de classe hoje,
19) Com qual dessas duas culturas você percebe que eles e você se
identificam mais? Por quê?
20) De que forma a identificação sua com uma dessas
culturas influencia o modo como vocês lidam com as mídias mais antigas
e as mais recentes?
Após fazer todas essas reflexões, acesse este link aqui referente à
Festa do Peão de Barretos, no interior do Estado de São Paulo:
21) Como você avalia o uso das mídias feito pelos organizadores e
pelos participantes de um evento como a Festa do Peão de Barretos, que
é tido como um evento rural?
22) E por falar nisso, essa festa é ou não é rural? O que você acha?
Justifique sua resposta.
23) No que se refere à disciplina Leitura Midiática, como você lê essa
mídia (no caso, o site referente à Festa do Peão de Barretos),
pensando na forma de leitura e no acesso às informações? E quanto ao
conteúdo, o que você tem a dizer?
Retomando nossos primeiros questionamentos (veja o início do nosso
Roteiro), veja a imagem abaixo, que é a reprodução da capa de um
livro, e responda:
24) A forma como os jovens são retratados na capa do livro
correspondem à forma como seu professor retrataria você e seus colegas? Sim? Não? Por
quê?
Responda às perguntas 1 à 8 no início desse Roteiro e depois acesse
por aqui uma apresentação de slides com o tema Texto Midiático e a
Formação de Leitores.
Poste todas as suas reflexões em dois blogs: o seu próprio e o blog do
curso, cujo endereço é http://projetoforma.blogspot.
critério decidir o que quer postar no próprio blog e o que quer postar
no blog do curso.
Os questionamentos e reflexões produzidos por vocês irão se desdobrar
em novos questionamentos e novas reflexões ao longo da oficina de hoje,
que serão compartilhados entre todos os presentes.
Prof. Alcides Jr
Inhumas, junho de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário